Clicky

carlo acutis

Carlo Acutis – o ciberapóstolo de Deus

Atualidades (2023)

aramis

É possível nos anos 2000 em um mundo cercado de violência e sofrimento ter alguém santo? Sim é possível. Esta é a história do beato Carlo Acutis, um católico italiano, que viveu apenas 15 anos, falecendo de leucemia em 12 de outubro de 2006. No entanto desde sete anos, dedicou toda sua vida à fé católica e a ele são atribuídos dezenas de milagres, inclusive no Brasil, o qual o levou a beatificação em 2020.

A emocionante história de Carlo Acutis é contada no documentário biográfico espanhol dirigido por José María Zavala, O Céu Não Pode Esperar. Carlo viveu uma vida de santidade em um mundo perdido.

Assista agora ao trailer de lançamento do documentário, também a explanação do Padre Paulo Ricardo sobre um pouco da história de Carlo Acutis e ainda sobre o que é a Transubstanciação e a eucaristia.


Carlo Acutis – o Céu Não Pode Esperar.

Carlo Acutis nasceu em Londres porque seus pais estavam na Inglaterra por causa do trabalho do pai que na época lidava com sistema financeiro. Lá mesmo em Londres Carlo foi batizado e logo depois foi para Milão na Itália com a família onde foi criado, por isso é considerado italiano.

carlo-acutis-jovem

A família de Carlo era de uma classe economicamente de nível superior e nada faltava ao pequeno, exceto espiritualmente. Os pais de Carlo, apesar de católicos, não eram praticantes. A própria mãe, Antônia, declarava ter ido à igreja três vezes: no dia da primeira comunhão, da Crisma e do casamento.

Mas a providência divina mandou uma babá polonesa chamada curiosamente de Beata. Isto mesmo, Beata. Ela começou ensinar a ele sobre religião e logo muito cedo com três anos de idade Carlos começou a demonstrar um interesse enorme pelas coisas de Deus.

Neste ambiente de busca de fé que Carlo cresceu e logo manifestou seus dois grandes pilares da sua espiritualidade, Eucaristia e Nossa Senhora a qual por devoção da família por parte dos avós, foi visitar o Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Pompeia, onde se consagrou a Santa.

Carlos logo desde cedo manifestou a vontade de receber a santa comunhão. Mas com apenas sete anos de idade, era considerado muito novo para isto. No entanto por tanto insistir, que convence os pais se apresentam ao secretário do Papa Paulo VI onde comprovam a maturidade da fé daquele menino que quer comungar não apenas por um capricho.

Após receber a primeira comunhão, Carlo começou a desenvolver sua fé na eucarística. Algo espantoso começou a acontecer. Ele passou a insistir em ir à missa todos os dias. Mas como seus pais não o acompanhava, deixava a cargo de um empregado indiano esta tarefa.

Carlo, ainda com seus 9 anos de idade falava tanto da eucaristia (que Jesus está de Verdade vivo na Eucaristia), que o indiano que o acompanhava até a Igreja, pediu para ser batizado para poder comungar junto com ele. Diz que esta foi a primeira conversão de Carlo que depois foi envolvendo os seus primos e seus amiguinhos para que todos se confessassem e fossem fazer a primeira comunhão.

O biógrafo do Carlo, Nicola Gori escreveu o livro “Eucaristia, Minha Estrada para o Céu” que é uma frase do próprio Carlo Acutis, fala de um diálogo em que ele pergunta: Jesus está na eucaristia só simbolicamente? Carlo reage; “não só simbolicamente, mas está lá substancialmente”.

Durante a curta vida de Carlo, além de dedicar aos estudos e a fé católica, ele era um jovem comum. Nas horas vagas ele gostava de tocar seu saxofone, jogar videogame e era fascinado por computação, principalmente na produção de sites e vídeos. Um destes trabalhos foi em que explica passo-a-passo o mistério da transubstanciação, e ainda o que é a substância, espécies, acidentes ou aparência externa.

O que é o mistério da transubstanciação?

Segundo ele, as características externas de um objeto, animal ou pessoa ou seja seu tamanho e sua cor, sua forma etc, os teólogos e filósofos chamam de acidentes ou espécies. No exemplo no vídeo ele considera um vaso laranja que é pintado de azul. Portanto afirmamos que a cor é uma característica externa, acidentes ou espécies mudaram. Ele não seria mais laranja e sim azul, mas continua sendo um vaso, isto é, sua substância não alterou.

Na eucaristia as coisas mudam um pouco. A hóstia e o vinho continuam tendo as mesma caracaterísticas como cor, forma e ou sabor, mas suas substâncias após a consagração mudam. Passam a ser o corpo e o sangue de Cristo. Muitos teólogos atuais que dizem que Ele está lá presente só simbolicamente. Mas Carlo é taxativo: essas pessoas estão erradas: Jesus está substancialmente presente, Vivo e verdadeiro.

carlo-acutis-santo-jovem

O que é a Eucaristia? Uma das partes mais importantes de uma Missa.

Um dia Carlo deixou o pai dele André boquiaberto: Seu pai ofereceu a ele ir a uma peregrinação para Jerusalém com grupo de padres e amigos. Carlo disse prefirir ficar em Milão. Disse, há tanto sacrários, há tantos Tabernáculo onde Jesus está presente na eucaristia e não e necessário ir para Jerusalém para ver onde Jesus esteve há dois mil anos atrás, quando posso estar com um de Jesus que está hoje vivo.

Carlo com toda sua maturidade espiritual comentava ao ver os adolescentes como ele fazendo filas nos estádios de futebol, filas nos shows de rock, e perguntava: porque eles não fazem filas para ir à igreja. Nós temos ali Jesus ao vivo no sacrário.

Carlo Acutis – O santo Youtuber: padroeiro da internet.

Carlo Acutis foi nosso contemporâneo. Viveu apenas quinze anos entre 1991 e 2006 aos quais dedicou toda a vida à fé católica. Na época a internet ainda engatinhava e ele já percebia o seu potencial e usou como instrumento de evangelização. Trabalhou para montar sites de paróquias e do apostolado voluntariado, na escola dos Jesuítas onde estudava o segundo grau. Ele é considerado o primeiro santo youtuber e certamente poderá ser invocado como padroeiro da internet.

No site pessoal que criou, ele focou nos milagres eucarísticos e nas aparições de Nossa Senhora. Ele dizia que se Deus deu ao trabalho de vir do céu para fazer esses Milagres é porque esses milagres tinham de ser conhecidos. Assim o menino com 11 para 12 anos de idade começou a trabalhar é uma pesquisa e na preparação de uma amostra e depois se tornou a mostra internacional sobre os milagres eucarísticos.

Esse menino fez uma pesquisa tão extensa com inúmeros Milagres eucarísticos que levou quatro anos em um esforço impressionante. Ele fazia com que os pais viajassem com ele para poder colher fotografias, informações, livretos sobre os milagres eucarísticos, enfim, material que não estava ainda disponível na internet.

carlo-acutis-santo-youtuber

O objetivo de Carlo era mostrar para os jovens Sobretudo com argumentos apologéticos, para convertê-los, fazer com que os jovens enxergassem a verdade que ele já enxergava na fé: a presença de Jesus na Eucaristia. os milagres não são a presença de Jesus na Eucaristia, mas os milagres apontam, mostram, divulgam o sobrenatural que está na Eucaristia.

Pressentimento da morte, mas com o dever cumprido.

Carlo há uns dois mês antes de morrer parece que já pressentia de alguma forma a morte. Existe um vídeo em que Carlo gravou, olhando meio de lado comentando: “Eu estou destinado a morrer”. Dias depois ele pega uma gripe, que depois pensaram que era caxumba. Quando os sintomas complicam, levam Carlo a um hospital e ali vem o diagnóstico de que ele tem leucemia, ou seja, é câncer no sangue do tipo mais grave, fulminante e que ele tem poucos dias de vida.

Mesmo antes de tudo isto, já havia algo de misterioso, pois ele já sabia que ia morrer antes ser internado, antes do diagnóstico de leucemia. Ele já dizia aos pais que oferecia os seus Sofrimentos pelo Papa, na época do Papa Bento VI, pela igreja e pela conversão dos pecadores para que ele não passasse pelo purgatório e fosse direto para o céu. Quando ele colocou os pé dentro do hospital, disse para mãe: “Daqui eu não saio mais”.

Quando faleceu em seu funeral em Milão, foi que observou o quanto Carlo com o seu magnetismo espiritual atraia as pessoas. A igreja estava cheia até do lado de fora. A mãe do Carlo admirada perguntou de onde vem toda essa gente que eu não conheço? Uma das coisas que Carlo fazia, era sair com sua bicicleta visitando os condomínios, os prédios, abordando pessoas que não eram católicos, não eram cristãos, como hindus, budistas ou até muçulmanos. Tentava trazê-los para fé católica.

Carlo saía junto com o seu quem é amigo hindu à noite para oferecer um jantar, uma bebida quente, para dar para aos pobres Um dia a mãe quis comprar para ele um outro par de sapatos, Carlo disse não. Você precisa, só tem esse parte sapatos; insistia a mãe. Mas e os pobres que não tem nada – rebatia Carlo.

Um belo dia ele sai de casa encontra um mendigo sem sapatos no frio. Deixa o sapato dele e volta para casa descalço. E esse é o tipo de amor que ele aprendeu na eucaristia e que foi fazendo de Carlo o grande santo que ele se tornou.

Carlo Acutis – o caminho da santidade.

Os pedidos para sua beatificação começaram não muito tempo depois de sua morte, ganhando impulso significativo no ano de 2013, depois que a causa começou e ele se tornou intitulado como um Servo de Deus – o primeiro estágio no caminho para a santidade. O Papa Francisco declarou que ele era Venerável em 5 de julho de 2018, ou seja, foram reconhecidas as suas virtudes heroicas.

Carlo Acutis - Corpo

Nesta época a família de Carlo resolveu atender a vontade de ele ser enterrado em Assis, ou seja, na terra de São Francisco. Para isso seu corpo teve de ser exumado. Quando isto aconteceu várias testemunhas afirmam que seu corpo estava intacto, ou seja, sem sinais de decomposição 13 anos após a morte. Embora seu corpo estivesse com aparência saudável, a verdade não é bem como dizem. O seu corpo estava bem conservado, é verdade. Mas extremamente desidratado, como esperado. Trataram o corpo com uma espécie de conservação e depois criaram uma máscara de silicone para cobrir o rosto que recordasse o rapaz e desse a impressão que esteja dormindo, mas o bonito é que pela primeira vez na história foi possível ver um santo vestido de calça jeans, tênis e moletom.

Já existem alguns Milagres, prodígios e conversões atribuídos a intercessão do Carlo. Incluindo o milagre apresentado para a beatificação que liga Carlo ao Brasil. Este milagre aconteceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O padre Marcelo Tenório foi instrumento de Deus para que um milagre acontecesse. Em sua paróquia havia um menino de três anos com uma doença incurável e os médicos já não davam esperanças por causa de seu estado de saúde. Em uma das missas, o menino tocou em uma relíquia do jovem – a parte do tecido de uma roupa — que fez parte de celebração da bênção na igreja no dia 12 de outubro, e pediu para ser curado.

A partir desse dia, o menino passou a conseguir se alimentar com comidas sólidas, nunca mais vomitou e teve certeza da cura em fevereiro de 2014, quando exames médicos mostraram que não havia mais nenhum problema de saúde.

Carlo Acutis é bom exemplo para se espelhar, venerar e seguir.

Muitos poderiam dizer que o seu aprendizado de fé foi resultado de repetições… Mas Carlo tinha um diretor espiritual, um padre que morava em Bolonha, em que se encontravam uma vez por mês, quando prestava contas do seu Progresso espiritual. Já no fim da vida Carlo disse ao seu diretor espiritual aqui estava muito contente porque já conseguia rezar diante do Santíssimo sacrário, fazer adoração, sem nenhuma distração. Carlo insistia muito na missa diária, na comunhão diária e ele fazia sempre um momento de adoração antes da missa em preparação e depois o momento de Ação de Graças em que ele ficava depois de ter comungado.

Carlo antes de morrer eu disse com toda clareza para os pais que Nossa Senhora foi a única mulher da minha vida. Muito daquilo que era o Carlo, foi descoberto depois que ele morreu em 2006 através daquilo que deixou nos computadores. Nos seus históricos do aparelho, não havia o mínimo, absolutamente nada, o mínimo traço de um site menos puro ou escandaloso, absolutamente nada. Pureza total. Se você é jovem, Carlo Acutis é bom exemplo para venerar e seguir.

VEJA OUTROS FILMES
Masha e o Urso
Cosmos Carl Sagan
One Piece
Mundo Sem Fim
Boletim dos Cavalinhos

Deixe seu comentário



WEBBINR DESTAQUES

aramis