Aprenda a construir seu próprio aplicativo Android passo a passo com Webbin Codes.
Construa seu próprio aplicativo

Introdução ao universo dos Apps Android

O smartphone é o equipamento eletrônico mais popular de todos os tempos. Ícone da vida moderna, a cada instante se mostra mais presente no cotidiano. Isto porque representa a interface que nos interliga a outros equipamentos eletrônicos e serviços de todos os tipos, desde o entretenimento até a itens essenciais como saúde, alimentação e transporte, se apresentado imprescindível na maioria de serviços profissionais, senão, como indiscutível facilitador.

Fruto da evolução do primeiro celular criado em 1973, com telefone inteligente você realiza uma infinidades de ações, se tornando um item indispensável para a sociedade moderna, principalmente pós-covid.

Chamado também de aparelho celular, com ele você pode interagir nas redes sociais, mandar e receber e-mails, assistir vídeos do Youtube ou o último lançamento do cinema, ouvir sua música favorita, se divertir com seu game viciante, mandar aquelas fotos para o relatório do trabalho, pedir uma refeição ou um transporte que te leva ao seu destino guiado por GPS e até mesmo entre milhares de outras funções, o mais básico, fazer uma ligação telefônica.

Neste vídeo Felipe Castanhari conta a História do Celular

Através de softwares específicos essas e outras funções se tornam possíveis. Nos smartphones estes programas são denominados aplicativos ou simplesmente apps. Utilizados de forma revolucionária pela primeira vez pelo sistema IOS do Iphone e popularizado nos dispositivos que utilizam o sistema Android, os Apps se tornaram a principal ferramenta de desenvolvimento dos smartphones.

Dominar esta ferramenta é o que WebbinCodes propõe. Nosso objetivo é que ao longo deste módulo você seja capaz de criar seu próprio app por simples curiosidade ou por interesse profissional de forma mais ampla possível, através de uma linguagem simples e acessível à leigos. Por esta razão, simplicidade e acessibilidade, nosso foco será o universo Android, através do qual você construirá os seus próprios aplicativos.

Fluxo de trabalho de um desenvolvedor Apps Android

Antes de encarar o Android Studio é bom tomar consciência do Fluxo de Trabalho do Desenvolvedor Android para que seu trabalho seja o mais eficiente o possível.

Estes são os caminhos a percorrer até chegar seu sucesso total

1. Configurar o seu espaço de trabalho

Esta é a parte talvez seja a mais difícil, pois será sua primeira tarefa: Instalar o Android Studio. Depois as coisas ficam mais fáceis como criar seu primeiro projeto, porque com o software instalado e funcionando a parte pesada vai ficar por conta dele.

2. Programar o App

Com o Android Studio instalado, você já poderá começar a programar o app. As ferramentas e inteligência do software te ajudará a trabalhar mais rápido, desenvolver códigos de qualidade, projetar uma IU e criar recursos para diferentes tipos de dispositivo.

3. Criar e executar um pacote APK

Nesta fase você cria e executa um pacote APK que são arquivos necessários para a instalação de apps e jogos em um dispositivo. Estes arquivos podem ser executados em um emulador ou ou em um dispositivo Android.

4. Depurar, criar perfil e testar

Antes de disponibilizar seu app para o seu público é preciso testar, depurar os bugs (erros) e analisar várias métricas de desempenho, como uso de memória, tráfego de rede, impacto na CPU, entre outras.

5. Publicar

Quando tudo estiver pronto e hora de acessar a loja de apps e publicar seu aplicativo, liberando o uso para os usuários e se for o caso, começar a faturar.

apps android

Android Studio, um bom caminho para começar.

Um bom caminho para começar a trabalhar com Aplicações Android é utilizar uma IDE para tornar em realidade o seu projeto. Apesar de não ser essencial para codificar um App, onde você poderia utilizar um simples editor, uma IDE é uma ótima ferramenta para desenvolvimento de aplicações. Mas afinal de contas: O que é uma IDE?

O que é uma IDE?

IDE é a sigla que representa Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, muito utilizado por desenvolvedores, com o objetivo de facilitar diversos processos (ligados ao desenvolvimento), que combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI).

android studio

Em uma comparação bem simplória, imagine, por exemplo, que você queira construir por conta própria um móvel para sua casa. Para que seu móvel saia a contento você teria de utilizar um ambiente especial chamado marcenaria. Esse espaço teria ferramentas específicas que facilitaria seu serviço, como uma bancada, prensa, serra, martelo, trenas, parafusadeira entre outros. A marcenaria com essas ferramentas representa uma IDE.

marcenaria

A utilização de uma IDE, além de aumentar a produtividade pode:

  • Reduzir de custo de desenvolvimento de aplicações;
  • Gerar automáticamente de códigos;
  • E em um único software você consegue desenvolver, testar e corrigir erros;

Pré-requisitos para desenvolver aplicativos Android.

O Android Studio é a indicação oficial para desenvolver aplicativos Android. Com ele você pode desenvolver Apps do zero. Apesar de facilitar o desenvolvimento de aplicações, para utilizar o Android Studio você precisa ter conhecimentos básicos de desenvolvimento de sistemas. Uma delas é na área de linguagem de programação. Isto acontece por que uma aplicação android utiliza linguagem Java ou Kotlin para que seus aplicativos executem as ações para os quais foram criados.

Aliás, o Kotlin é a linguagem oficial utilizado para desenvolvimento Android. Esta Linguagem foi criada para resolver pequenos problemas que os programadores em Java enfrentavam e por isso possui algumas vantagens sobre ela, com a redução de cerca de 40% do volume de código em comparação ao Java, o que a torna mais atrativa e mais produtiva.

Por necessitar ter acesso ao desenvolvimento de aplicações em Java ou Kotlin, seu equipamento precisa ter instalado dois kits de Desenvolvimento: o JDK (Java Development Kit) e o JRE (Java Runtime Environment) que permite que seu equipamento rode uma aplicação Java/Kotlin.

Nas versões mais novas do Android Studio, ao instalá-lo ele já em com o JDK e JRE. Mas se não for o seu caso e ainda não os tenha em sua máquina acesse o site da Oracle para instalá-los.

fabrica de software

Instalação do Android Studio.

Para instalar a IDE Android Studio, acesse o site developer.android.com digitando no guia de pesquisa do Google “Android Studio” e clique em “Download Android Studio SDK Tools / Android Developers”.

A página traz uma apresentação do Android Studio e as opções correspondentes a diversos sistemas operacionais como Windows, Mac, Linux e Chrome OS. Escolha o seu e inicie o download.

Caso você resolva instalar a última versão do Android Studio e o seu sistema operacional seja Windows, por exemplo, saiba que existem requisitos mínimos para que a IDE rode em sua máquina sem problemas.

Se o seu sistema seja inferior ao requisito mínimo em algum dos itens, a IDE será instalado, mas o seu desempenho terá problemas como lentidão e travamentos e alguns casos, nem funcione.

Requisitos mínimos para o Android Studio 4.1 Windows 64-bit
  • Microsoft® Windows® 7/8/10 (64-bit);
  • 4 GB RAM mínimo, 8 GB RAM recomendado;
  • 2 GB de espaço em disco, 4 GB Recomendado (500 MB for IDE + 1.5 GB for Android SDK e emulador);
  • 1280 x 800 mínimo de resolução.

Se a versão do Windows for de 32-bits, procure a sua versão correspondente na página “Arquivo de downloads do Android Studio”.

No vídeo do canal Tekzoom de Reinaldo Silotto ensina passo a passo como instalar o Android Studio. Posteriormente vamos reproduzir aqui como fazê-lo e os pormenores como, por exemplo, quando cita para você escolher uma API e você fica perdido sem saber o que é, e qual escolher.

Enquanto não atualizamos aqui, nada melhor do que um bom vídeo do YouTube para aprender e se divertir.

Vídeo do canal Tekzoom de Reinaldo Silotto ensina passo a passo como instalar o Android Studio