MYTUBE
The Crown
Gugu Liberato – No programa do Porchat.

Em novembro de 2019 o Brasil perdeu um dos melhores comunicadores brasileiro, Gugu Liberato. Seu nome ficou em evidência pela maneira trágica de sua morte, por causa de um acidente doméstico. Em 2017, ele concedeu uma entrevista à Fábio Porchat em seu programa. Na ocasião Gugu fez um relato sucinto de sua vida e carreira.

Gugu Liberato, os porquês de uma morte em um acidente doméstico.

O Brasil foi surpreendido com uma trágica notícia no final de novembro de 2019: a morte de Gugu Liberato. Um fato que chamou a atenção: seu falecimento foi em decorrência de um sério acidente doméstico. Gugu, ao tentar realizar uma manutenção em um ar condicionado em sua casa em Orlando, nos Estados Unidos, acabou caindo de uma altura aproximadamente de quatro metros, ao pisar em um forro feito com drywall, batendo a cabeça na queda.

Logo algumas especulações sugiram: Porque alguém bem financeiramente, não contratou um profissional para realizar a tarefa? Seria por que ele era tipo um ‘Tio Patinhas’, que detesta gastar dinheiro? Seria por que ele era uma pessoa estritamente simples e não se importava com isto? Por que ele se comportaria assim?

Nada disto. O fato é que a cultura dos Estados Unidos é bem diferente do Brasil neste tópico. As pessoas costumam realizar elas próprias a manutenção de suas casas. Isto desmistifica, de certa forma, que americanos não gostam deste tipo de serviço, deixando para os latinos, como serviços de faxineiros. Lá, limpar calhas, manter os eletrodomésticos, cortar a grama são tarefas rotineiras dos americanos, que só contratam terceiros se não tiverem tempo para isto.

Vale uma lição: Por causa deste costume dos americanos, são comuns os equipamentos assim como os kits de reparos serem acompanhados de instruções de manuseio. Assim é aconselhável lermos tais manuais, antes de realizar qualquer tarefa doméstica. Certamente este e outros acidentes seriam evitados ou minimizados.

Veja o vídeo onde Plabo Farias esclarece por que Gugu não contratou um profissional.

Outro ponto que levantou curiosidade foi os métodos construtivos das residências americanas e o uso de materiais como gesso e madeiras. O acidente do Gugu provavelmente aconteceu por que ele se esqueceu deste fato e não se atentou como deveria acessar o equipamento no sótão.

Gugu Liberato no Programa do Porchat (23/08/2017).

No Programa do Porchat que foi ao ar 23 de agosto de 2017, Gugu começa revelando um novo talento. Ele era artista plástico e exibiu com orgulho três quadros artísticos feitos com rolhas. Além da beleza, destacou uma de suas características, a consciência ecológica e a preocupação com o bem estar dos outros.

Em meio ao bom humor de Porchat, Gugu contou seu início de carreira ainda adolescente e a carta que conseguiu entregar ao Silvio Santos, sugerindo quadros e programas. A cartada deu certo, e Silvio acabou contratando como assistente de produção ainda com 14 anos.

Em 1982, após anos de experiência e ascensão, Gugu já estava a frente do programa “Viva a Noite”. A atração deu grande impulso a sua carreira, por trazer números musicais de artistas em destaque na época.

Gugu quase foi da Rede Globo (Sílvio Santos não deixou).

Outra curiosidade foi quando Gugu assinou um contrato com a Rede Globo. Tudo estava quase pronto para sua estreia. Foram meses de preparo e cursos no exterior. Mas na última hora, Sílvio Santos se deparou com um problema de saúde e precisava urgentemente alguém para substituí-lo nas tardes de domingo. Silvio foi pessoalmente a emissora carioca para resgatar o pupilo, pois Gugu não sabia como iria fazer um distrato com os Marinhos.

Gugu também falou sobre a competição acirrada entre ele e Fausto Silva pela audiência. Exibiu um momento histórico, quando foi realizado um link ao vivo entre os programas, onde Gugu e o Faustão apareciam lado a lado na mesma tela conversando. Nesta ocasião Fausto com toda sua sabedoria afirmou: “Somos adversários, nunca inimigos”.

Também foram apresentados momentos inusitados e importantes do Gugu na televisão, como transformou a dança do “pintinho amarelinho uma marca pessoal”, e também a entrevista com a Florinda Meza (a eterna Dona Florinda do programa Chaves). Aliás, antes de apresentador, Gugu tinha o sonho de ser correspondente internacional, um jornalista. Por isso, Gugu sempre realizava reportagens quando possível.

Por final, Porchat realiza seu sonho de infância, participar do quadro “A Banheira do Gugu”. Junto com Gugu, convidou a atriz Luiza Ambiel para o quadro. Só não contava que por causa das investidas que a musa da banheira recebeu na antiga e provocante atração, fez curso de jiu-jitsu para segurar os ímpetos dos grandões.

Na entrevista, Gugu também revelou que chegou a frequentar a faculdade para ser dentista. Mas para nossa sorte desistiu e nos fez exibir sorrisos de outra maneira.

Veja outros destaques no YouTube Select...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *