TUBEVISOR
Papai Noel Natal

Joulutarina, Uma História de Natal.

TUBEVISOR | FILMES

Dezenas de lendas contam a sua maneira como surgiu a figura do Papai Noel. Joulutarina é uma delas. Um filme finlandês dirigido por Juha Wuolijoki, que conta uma nova versão que muitas crianças acreditam ser verdadeira.

Existem muitas versões para o surgimento da figura do bom velhinho. Mas todas elas foram inspiradas em um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia. Ele acostumava a ajudar pessoas em dificuldades financeiras, deixando um saquinho com moedas perto das chaminés.

Papai Noel Natal

Papai Noel de Thomas Nast

A história de Papai Noel começou a tomar corpo na Alemanha em que a imagem de São Nicolau foi associada com o Natal e espalhou-se pelo mundo afora sob diversos formatos. O professor americano Clement Clarke Moore publicou um poema em um jornal em 1823 que descrevia como ele imaginava que seria o Papai Noel; Um velhinho gordinho e alegre parecido com um duende. Olhos brilhantes, bochechas rosa, boca pequena e nariz como uma cereja. Roupas manchadas de cinza e fuligem e nas costas um feixe de brinquedos.

Muitos acreditam que o Papai Noel foi criado pela Coca-cola por motivos puramente comerciais. Mas na verdade a empresa aproveitou da figura que já existia de uma maneira firme no imaginário das pessoas em sua campanha publicitária. O objetivo era resolver um problema cíclico que tinham durante o inverno em que as vendas do refrigerante despencavam. Então surgiu a ideia de usar a figura do Papai Noel nas propagandas incentivando o consumo da bebida. O que ocorre até hoje. O único credito que se dá à Coca-Cola foi a padronização da imagem do bom velhinho em todo o mundo; terno vermelho, gorro com pompom branco e a alegria contagiante.

Joulutarina: A Verdadeira História do Papai Noel.


Joulutarina Papai Noel Natal

Papai Noel

O diretor Juha Wuolijoki tinha outra visão de como Papai Noel surgiu: Muitos anos atrás, na Lapónia, um menino chamado Nicolau fica órfão quando seus pais morrem em um acidente. Os chefes das famílias da aldeia decidem criá-lo em comunidade, assim cada ano ele vive com uma diferente. Grato, Nicolau começa a destruir os brinquedos de madeira como um presente que, a cada Natal, ele distribui para família que cuidou dele. Quando uma crise atinge a aldeia, e nenhuma das famílias pode dar ao luxo de levá-lo para o próximo ano, ele é acolhido pelo eremita mal-humorado, Isaac Maluco, como aprendiz de carpinteiro. Apesar das dificuldades, Nicolau não perde a vontade de presentear as pessoas que o acolheu. Ele se engaja de tal forma que isto acaba se tornado seu proposito de vida.

santa-tracker-village-with-santa

Calendário do Papai Noel. Explore, brinque e aprenda durante todo mês de dezembro.

Veja outros destaques no MYNETFLIX

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *