TUBEVISOR
anomalisa

Anomalisa

TUBEVISOR | FILMES

“Anomalisa” é uma animação em stop-motion que utiliza marionetes de silicone mais realista já criado para o cinema. De modo geral é um filme estranho, mas no final entendemos o sentido da obra, baseado em nós, imperfeitamente humanos.

Em umas das boas críticas recebidas por “Anomalisa”, revela que muita gente nunca tenha ouvido falar de Charlie Kaufman, o diretor do filme. Numa tentativa de resgatar as memórias, cita suas obras mais famosas: “Quero Ser John Malkovich”, “Brilho Eterno de Mente Sem Lembranças” e “Sinédoque, Nova York”. Se ainda não fez nenhuma conexão, saiba que conhecer estes trabalhos de Kaufman, ajudaria a entender do que se trata “Anomalisa”, uma estranha obra ficcional, mas de um realismo impressionante.

Em um primeiro momento pensamos que é filme com pessoas normais, no entanto, observando mais de perto percebemos que é uma animação. Mas o que nos espanta é saber que na verdade são marionetes. Um olhar mais atento revela o preciosismo do co-diretor Duke Johnson projetado em cada movimento de seus bonecos de uma naturalidade só comparável a vida real, completadas com uma fotografia excepcional. É impressionante a perfeição, que de longe não se compara aos “Thunderbirds” com seus fios de nylon aparentes. A medida que se desenrola as cenas notamos que o conteúdo é profundo e adulto, principalmente quando uma nudez frontal é apresentado de uma maneira mais intima e natural do mundo.

As máscaras da sociedade.


O enredo de “Anomalisa” se centra no personagem Michael Stone (Voz de David Thewlis). Ele é um escritor bem sucedido de livros motivacionais. Vive ainda dando palestras em cima destes temas. Uma delas acontece em Los Angeles, Cincinnati, para onde viaja. Desta vez ele vai dissertar sobre seu novo sucesso, um livro voltado para o mercado de atendimento ao consumidor. O foco são estratégias de como o profissional pode se relacionar socialmente com seus clientes, os tratando como um indivíduo, especial e único.

anomalia mascaras

Mascaras da sociedade

Mas no decorrer da história, notamos a contradição hipócrita de Stone. Ele mesmo não consegue se relacionar bem com ninguém, nem mesmo com sua esposa e filho. Enxerga todo mundo igualmente desinteressante, insignificante e aborrecido. Desta forma deciframos porque que todos os personagens possuem fisionomia parecida e a voz masculina idêntica (Tom Noonan), mesmo se for uma mulher. E assim que Stone percebe o mundo. Assim também se revelam os personagens com seus rostos com vincos que sugerem uso máscaras. Assim como a sociedade o faz todos os dias, escondendo seus erros, egocentrismo, preconceitos e hipocrisia.

Encontre sua alma gêmea.


alma gemea

Encontre sua alma-gêmea

Assim se revela Stone, uma pessoa solitária e deprimida, com problemas no casamento e na vida que ironicamente não sabe como resolver. Até que um dia ouve uma voz diferente, uma voz feminina (Jennifer Jaison Leigh), aliás, a única no filme. Sai desesperadamente batendo de porta em porta dos quartos vizinhos do hotel em que está hospedado a sua procura e encontra Lisa. Ela não era a perfeição estética, além disto, é simples e extremamente tímida. Mas uma coisa a torna especial, Stone a percebe diferente. Uma anomalia em seu mundo imperfeito

Stone pensa ter encontrado sua alma gêmea. Mas aos poucos sua intolerância o faz achar defeitos na nova paixão. Assim como fazemos com nossos pares, parece que ele a vai igualando aos outros e perdendo seu encanto. Aí, Stone retorna ao seu lar e ao seu mundo. Mesmo rodeado por pessoas; solitário, frio e depressivo.

De um modo geral o filme de Kaufman agradou a muita gente, no entanto outros o repudiam e o acham sem nexo ao que o diretor apresentou em outros trabalhos. Mas o conceito do que é arte está mudando muito no mundo contemporâneo. E comparado a isto, “Anomalisa” além de cult é uma obra prima.

Anomalisa – as curiosidades.


Um momento marcante é quando a personagem Lisa canta à capela sua música preferida ‘Girls Just Wanna Have Fun’, de Cyndi Lauper. A letra fala sobre como as mulheres se sentem em relação mundo. Querem um papel importante mas sobretudo viver em plena liberdade.

Quando o dia de trabalho termina. As garotas só se divertir

“Anomalisa” teve indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor longa-metragem de animação. Mas seu maior mérito foi ter ganhado o Grande Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza.

Para produzir o filme, Kaufmann teve de recorrer ao financiamento tipo crowdfunding, a popular “vaquinha”. Kaufman pedia para os fãs ajudarem a “produzir esse belo e único filme fora do típico sistema de estúdios de Hollywood, onde o público nunca poderia ver esse brilhante trabalho da forma como foi concebido“.

Veja outros destaques no MYNETFLIX

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *