MYNETFLIX – FILMES
shaft
Shaft (2019)

Shaft é um filme de comédia de ação americano de 2019, dirigido por Tim Story e escrito por Kenya Barris e Alex Barnow. O filme é estrelado por Samuel L. Jackson , Jessie Usher e Richard Roundtree . É o quinto filme da série Shaft e uma continuação do filme de 2000 com o mesmo título.

Shaft (2019), um cara cheio de atitude.

Quando as primeiras cenas do novíssimo Shaft começam a rolar, com a mesma trilha sonora do original, a impressão que se tem é que estamos diante de um reboot do filme que fez muito sucesso nos anos 70. Mas logo após as apresentações, em meio a um típico e intenso tiroteio, os anos avançam de 1989 até os dias atuais. O foco passa a ser é o filho (Jessie Usher), que agora trabalha no FBI. Mas logo o pai Shaft entra em ação e aí podemos começar a listar algumas diferenças e semelhanças com o velho filme.

Se você fizer como eu e não ler a ficha técnica logo de começo, vai pensar que Samuel L. Jackson assumiu o papel de John Shaf. Ele é um investigador cheio de atitude, politicamente incorreto, que não leva desaforo para casa e não perde a oportunidade de fazer uma piadinha ofensiva e é o terror das menininhas. Até que quase no final do filme ele se encontra com o pai. Mas até ai, nada de esclarecedor. Até que se descobre que aquele “avohai” é interpretado por Richard Roundtree. É como que quase a ficção se mistura com a realidade.

Colocando as coisas em seus lugares.

Richard Roundtree interpreta o John Shaft, o mesmo do filme de 1971. Este teve um filho, John Shaft II interpretado por Samuel L. Jackson, que apesar das semelhanças, isto é, não é o pai. Por isto o filme começa em 1989, então confirmamos que é uma continuação das histórias de Shaft e de sua família (apesar que distantes). Finalmente temos John “JJ” Shaft III, um agente do FBI, filho de John Shaft II e neto do lendário detetive particular aposentado.

Mesmo lembrando um pouco Vovozona 3 (tal pai, tal filho), Shaft (2019) é uma comédia de ação superdivertida, mas com estilo Shaft de ser, como Jackson descreve. Sem nenhum compromisso, os tiroteios e a violência gratuita se apresenta como uma homenagem aos velhos filmes de ação dos anos 70. Tudo isto é amenizado com as cenas de comédia e piadas. Um exemplo é a que Samuel Jackson desabafa que não aguenta mais se confundido com Laurence John Fishburne, o Morpheus de Matrix.

No final do filme, com o trio completo (pai, filho e neto) uniformizados com um sobretudo avermelhado, eles partem para um novo caso. Seria a premissa de uma nova série na Netflix? Vamos torcer e aguardar…

Curiosidades

  • (Shaft 2019) foi lançado nos Estados Unidos em 14 de junho de 2019 pela Warner Bros. Pictures, e nos mercados internacionais em 28 de junho de 2019 pela Netflix;
  • O filme de 1971 conta a história de um detetive negro, John Shaft. Ele viaja através do Harlem e se envolve com a máfia italiana a fim de encontrar a filha desaparecida de um mafioso negro;
  • O álbum da trilha sonora do filme de 1971, foi gravado por Isaac Hayes. Foi um grande sucesso, tendo a música “Theme from Shaft” ganhado o Oscar de melhor trilha sonora original de 1972;
  • Em 2000, Samuel Jackson já tinha encarnado John Shaft em uma sequência da franquia. No entanto desta vez ele era o sobrinho do famoso detetive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

//Se link vier do painel-filmes e houver conteúdo