MYNETFLIX – FILMES
roma
Roma

O filme “Roma” é considerado pela crítica uma obra-prima. Talvez por isso, muita gente não acostumada com obras de arte de alto nível não o entenda. Por outro lado, só o fato de ser indicado a várias categorias do Oscar, seja o suficiente para você conferir o filme. Roma conta a história de Cleo (Yalitza Aparicio), uma jovem que trabalha como babá e doméstica de uma família de classe média do México na década de 70. No período de um ano, muitos acontecimentos irão abalar a vida deste núcleo familiar.

Uma obra-prima – O melhor filme de 2018

Existem filmes que a crítica especializada torce o nariz e o público adora. Em outros acontece exatamente o contrário. É o caso de Roma, considerado por “quem entende” uma obra-prima. Muitos outros acompanham esta opinião, mais pela síndrome do conto “da nova roupa do rei”, em que todos dizem que a nova veste real “surreal” é maravilhosa, só para não serem consideradas estúpidas.

roma

Talvez um dos segredos para enxergar as sutilezas de Roma seja a tela de projeção do cinema diferente quando apreciada pela televisão, já que foi produzido pela Netflix, a princípio um fato que quase inviabilizou seus planos de marketing que almejava conquistar grandes prêmios.

Roma tem os seus méritos. Primeiro por ser dirigida por Alfonso Cuarón, que tem no currículo o filme Gravidade vencedor de sete Oscar, incluindo Melhor Diretor. Ele reúne todo que sabe e aplica didaticamente dirigindo, produzindo, fotografando, montando e escrevendo sua nova obra.

Roma tem que ser visto como uma obra literária ou um quadro artístico.

Roma-obra-de-arte

De qualquer forma, Roma é um filme que tem que ser visto como uma obra literária quando interpretada pelo roteiro (direção e atores). O texto de Cuarón é elegante e repleto de metáforas sociais. A opção pela fotografia em preto e branco nos remete ao passado, a um momento épico e nos faz prestar mais atenção na história. O foco está no desenvolvimento dos personagens e no retrato fiel da sociedade mexicana de 1970. Alguns acham que Roma é uma autobiografia de Cuarón, no entanto é de Cléo, visto que o diretor faz de empregada e babá a protagonista. Cuarón aparece representado apenas secundariamente como uma das quatro crianças da família. Cleo domina a cena.

Por outro lado, quando visto como um quadro artístico, temos de olhar sua fotografia (produção, edição e mixagem de som). É neste momento que temos que parar e observar os detalhes e o modo de como as cenas são filmadas. Algumas vezes representam técnicas apuradas e em outras nos revelam detalhes de uma personalidade, de um momento, que às vezes acontecem, nos envolvem e para os insensíveis passam sem que percebam. Roma não levou o Oscar de Melhor Filme do ano. Mas como previsto foi premiado como Melhor Filme Estrangeiro, Diretor(Alfonso Cuarón) e Fotografia.

roma

Indicações de Roma ao Oscar 2019:

  • Melhor filme;
  • Melhor direção (Alfonso Cuarón);
  • Melhor atriz (Yalitza Aparicio);
  • Melhor roteiro original (Alfonso Cuarón);
  • Melhor atriz coadjuvante (Marina De Tavira);
  • Melhor direção de fotografia (Alfonso Cuarón);
  • Melhor filme estrangeiro (México);
  • Melhor design de produção;
  • Melhor edição de som;
  • Melhor mixagem de som.

VEJA OUTROS DESTAQUES WEBBIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

//Se link não vier do painel-filmes e houver conteúdo