Dogma. Não levem este filme a sério.


TUBEVISOR
Dogma

Segundo a Wikipédia, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida. Este tema é o pano de fundo do filme americano de comédia, Dogma.

Dogma.


A sociedade tem mudado seu modo de agir e pensar nos últimos tempos. Cultuam a liberdade de expressão em todos os sentidos e a religião sempre é um contraponto nas pretensões abolicionista da moral predominante nas regras. Por isso movimentos a tem isolado, tornando o estado laico, a retirando das escolas e centro sociais. O pior, que o espaço tem sido ocupado por coisas, digamos assim, menos nobres.

Este tema é o pano de fundo do filme americano de comédia, fantasia e aventura escrito e dirigido por Kevin Smith em 1999. Kevin critica a igreja católica de uma maneira estranha que causou protestos, polêmicas e até ameaças de morte. Com certo receio, no início do filme os autores previnem do seu conteúdo e pede para os espectadores não levem o filme a sério e que tudo não passa de uma grande piada, de mau gosto talvez para muitos.

A sinopse do filme gira em torno da luta de dois anjos exilados na Terra que veem a chance de terem seus pecados perdoados e serem readmitidos no céu se cruzarem um portal de uma igreja. O problema é que se conseguirem isto estarão destruindo o maior dogma da igreja em que diz que Deus é infalível. Para impedir isto um grupo de anjos e humanos é convocado. Outra questão é que as forças do mal liderado pelo demônio tem grande interesse na questão. Lúcifer já foi um belíssimo anjo, mas por causa de seu orgulho e soberba, foi banido do mesmo lugar.

Dogma, uma reunião de estrelas.


Dogma

Se o tema é espinhoso, o seu elenco chama a atenção. Podemos conferir a atuação de atores até então não muito conhecidos como os anjos expulsos Bartleby, interpretado por Ben Affleck, hoje um reconhecido ator, diretor, roteirista e produtor americano. Ao lado de Affeck podemos ver Matt Damon (Loki, o anjo da morte) que curiosamente na vida real são amigos de infância e tem interesses em comum, o que os levaram a atuarem juntos também nas telas de cinema. Entre muitas parcerias destaca-se o filme Gênio Indomável, Oscar de melhor roteiro de 1997, escrito por Damon.

Além de Affeck e Damon temos Alan Rickman (Melatron, a voz de Deus), ficou conhecido ao interpretar Snape, da série Harry Potter. Chris Rock, comediante americano criador da série de TV baseada em sua adolescência, Todo Mundo Odeia o Chris, neste filme dá vida a nada menos do que ao décimo Terceiro Apóstolo de Jesus, esquecido da Bíblia adivinha por quê? Por “ser negro”. Outra surpresa do filme é a participação de Alanis Morissette interpretando nada menos, nada mais que o próprio Deus, afinal Ele pode assumir qualquer forma.

Veja outros destaques no MYNETFLIX


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *