BLACK MIRROR – BANDERSNATCH – Eposódio Especial

MYNETFLIX
Black Mirror – Bandersnatch

Melhores Séries Netflix:
Black Mirror – Bandersnatch


Black Mirror – Bandersnatch é bom exemplo de como a tecnologia muda o modo que vemos a vida. A série Black Mirror contam histórias que contemplam a ideia de como o uso da tecnologia pode ser bem assustador. Agora em versão de filme interativo, você determina os rumos que a história vai tomar. Assim a ficção vira realidade e a realidade vira ficção, que pode acontecer na sua sala de TV. Como se fosse mais um episódio de Black Mirror, mas agora, você é que decide.

ASSISTIR AGORA

Na Netflix a interatividade já era uma realidade.


Bandersnatch-livro

No filme – jogo é baseado em um livro homônimo

No catálogo da gigante do streaming estão disponíveis alguns programas que utilizam da tecnologia de interatividade, como o Gato de Botas preso em conto de fadas ou Minecraft – Story Mode onde você interage com as histórias. Mas o filme especial do Black Mirror supera todas as expectativas que você possa criar. Primeiro há uma mistura entre o que acontece no filme e a realidade – você assistindo um filme interativo. A história fala exatamente sobre isto; em 1984, Stefan (Fiann Whitehead), um jovem programador trabalha em um jogo chamado “Bandersnatch”. O jogo é baseado em um livro homônimo que enlouquece o seu criador.

Em Bandersnatch a história não ocorre em modo linear, isto é, existem saltos no tempo que mudam o conceito de início, meio e fim pré-determinados. Por isso, quando assistimos ao filme não aparece a barra de progresso de tempo, em que você pode voltar e avançar no filme. As coisas acontecem conforme suas decisões em determinados momentos levando a múltiplos finais. É como jogar The Sims ou um RPG.

Um jogo sem fim ou com finais predeterminados?


Alguns usuários que já se aventuraram no jogo filme, dizem que há cinco possibilidades de fins distintos. Por outro lado, outros afirmam que pode haver mais do que isto. No serviço de streaming, o tempo do filme esta estimado em 90 minutos. No entanto juntado todos os caminhos que podem ser percorridos, alcançam mais de cinco horas de conteúdo a ser assistido. Para quem é “maratonista” é um prato cheio.

Entretanto, (nós que somos do futuro) já vimos e aconselhamos não ver. Garantimos que o melhor de Black Mirror, a surpresa, será estragado. Além do mais, você vai ficar em um labirinto sem saber se existe um outro final. E assim desistir e deixar os créditos finais vencerem. No final, vai perceber que não importa o que faça. Vai para nos mesmos finais. E talvez entre em paranoia e comece a imaginar que a vida é muito parecida. Será verdade? Nosso livre arbítrio é falso?

Hoje fiquei imaginando isto poderia estar acontecendo em nossas vidas. Eu por exemplo tinha um problema real para tratar: renovar a matrícula da minha filha no colégio. Mas não podia porque havia pendências financeiras. Passei semanas tentando conseguir o dinheiro e pagar a dívida. Tentei várias opções de negociações e sempre me levava o mesmo destino, derrota. Finalmente, por um milagre, consegui a grana e foi à tesouraria feliz da vida. Mas quando cheguei, recebi uma triste notícia que não estava nos meus planos e nem tinha conhecimento. Havia perdido prazos e não poderia resolver diretamente no colégio e talvez fora do meu alcance. Frustrado, me questionei: Será que nosso destino já está traçado e não importa o que façamos? Talvez a solução e deixar a vida nos levar.

Nem todo mundo vai conseguir ver o novo filme.


Mas nem todo mundo vai poder assistir o novo conteúdo da Netflix por incompatibilidade de equipamento. O problema é que a tecnologia por trás do episódio interativo do especial de Black Mirror foi escrita com uma plataforma chamada Twine. Ela é usada para compor histórias interativas e games com múltiplos desdobramentos. Só que nem todos os aparelhos são compatíveis para esse novo método de exibir o conteúdo. Em resumo, nem todo mundo vai conseguir ver o novo filme.

black-mirror-bandersnatch

Bandersnatch – Transforma ficção em realidade

Não há uma lista formal de aparelhos em que Bandersnatch não roda, informou um porta-voz da Netflix, mas a empresa informa que o episódio não funciona com o Chromecast (aparelho do Google que leva conteúdo do celular para TVs), Apple TV (reprodutor de mídia da Apple), app da Netflix para Windows ou em navegadores que usem Silverlight.

Por outro lado, a companhia avisa que seu conteúdo interativo roda em smart TVs, videogames, além de aparelhos equipados com iOS e Android e estejam rodando a última versão do aplicativo da Netflix.

Para saber se seu equipamento é compatível, basta abrir o site ou aplicativo da Netflix na página de Black Mirror Bandersnatch e observar se aparece uma faixa vermelha no topo superior direito. Se aparecer, pode comemorar e pegar os controles.

Um filme cheio de easter eggs.


Os fãs mais técnicos de Bandersnatch descobriram mais uma cena escondida. Ao seguir certa sequência de escolhas é liberada uma em que Stefan tem outra opção de fita para ouvir. Ela produz sons estranhos, que na realidade são códigos de uma linha de dados do antigo computador ZX Spectrum, o mesmo que Stefan utilizou para criar o seu game.

qrcode-bandersnatch

QR Code exibido em um emulador do computador ZX Spectrum

Os Nerds de plantão rodaram a linha de dados em um emulador do Spectrum e descobriram o QR Code (ao lado). Uma vez escaneado, o revela o endereço de uma página da Tuckersoft, contendo capas de vários jogos da empresa. Mais vá com calma, estamos falando de ficção. Os jogos são nomeados como referências a episódios da série Black Mirror, como Nohzdyve, Metl Hedd além do próprio Bandersnatch. Ao clicar em Nohzdyve, porém, você é levado a uma página onde ele poderá fazer o download do jogo, no entanto é necessária o uso de um emulador do ZX Spectrum.

O mundo é dos espertos?


Existe muita gente espertinha neste mundo. Eles devem ter acessado a plataforma Netflix, percorreram os caminhos para chegar aos cinco finais principais, capturado essas experiências e postado na internet como um filme linear ou quase isto. Se quiser conferir e só acessar o site de filmes e séries Tugaflix.

VEJA OUTRAS SÉRIES DE DESTAQUE NETFLIX





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *