MYNETFLIX – SÉRIES
Cavaleiros Marvel (Marvel Knights)
Cavaleiros Marvel (Marvel Knights)

A marca da Marvel Comics, Cavaleiros Marvel (Marvel Knights) foi lançado entre 2010 e 2015, mas só recentemente a Netflix disponibilizou em seu catálogo. Nos primeiros capítulos – Pantera Negra, Mulher Aranha, Homem de Ferro, Thor e os X-Men – ganham vida com estilo único baseado nos quadrinhos. Este estilo de animação (motion comic) foge do convencional, mas mantem fiel à herança de narrativas dos quadrinhos, apresentando gráficos inovadores, efeitos sonoros sensacionais e, é claro, a explosão do universo poderoso da Marvel.

Cavaleiros Marvel – A origem.

Em 1998, a Marvel Comics, que tinha acabado de pedir concordata, pediu a Joe Quesada que trabalhasse para a Marvel em uma capacidade mais exclusiva, e o contratou junto com seus parceiros da Event Comics para produzir uma linha de livros da Marvel apelidados de Marvel Knights. Inicialmente o objetivo era trabalhar e iluminar títulos menos conhecidos como Demolidor, Justiceiro, Inumanos e Pantera Negra.

Os cavaleiros da Marvel se afastaram dos longos arcos da história e do pesado foco na continuidade que era uma característica primordial da Marvel Comics durante esse período; em vez disso, a marca se concentrou em histórias autônomas e com altas qualidades de produção. Quesada explicou que os cavaleiros da Marvel seria uma vitrine de “evergreen events” – séries limitadas autônomas desenvolvidos sob uma nova perspectiva, contendo material independente dentro do Universo Marvel. A proposta era desafiar os leitores a repensar seus personagens favoritos da Marvel e reavaliar as lendas que os cercam. Em outras palavras, Marvel Knights, seria um lugar para os melhores talentos trabalharem sem restrições e oferecer o tipo de produto que os fãs merecem.

Um novo conceito em um universo paralelo.

Apesar de existir desde 1998 e a série animada sido lançado em DVD entre 2010 e 2015, só agora a Netflix conseguiu disponibilizar a série em seu catálogo, mesmo assim, os primeiros episódios.

motion comic

O que chama atenção é a técnica de animação utilizada, motion comic (técnica utilizada nas animações de TV da Marvel na década de 70). Quem foi criança nesta época, se lembra dos heróis da Marvel como o Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Namor – O Principie Submarino e Thor, voando pelo tubo da TV em movimentos mágicos.

A técnica motion comic é uma forma que combina elementos de quadrinhos impressos e animação. Painéis individuais são expandidos em uma tomada completa, enquanto efeitos sonoros, dublagem e animação são adicionados ao trabalho artístico original. Caixas de texto e outros elementos dos HQ’s são normalmente removidas para exibir mais da arte original sendo animada. Em resumo, a técnica consiste na adição de truques de câmera e uma trilha sonora a uma história em quadrinhos, transformando-o em um desenho animado de baixo custo.

Apesar da descrição acima, os resultados desta série de uma maneira geral são surpreendentes. Veja o destaque de cada uma baixo:

Pantera Negra


De início são apresentadas histórias isoladas da nação africana de Wakanda, como ataque de outra tribo de guerreiros, a missão do Capitão América contra os nazistas invasores, assim como a luta com Pantera Negra e a Batalha pela Coroa, onde T’Challa se torna o novo Pantera Negra.

Mas o centro da história é o complô dos Estados Unidos para destabilizar a nação africana, planejando um golpe para ter acesso ao vibranium. Eles permitem que Klaw, um vizinho totalitário Nigandia, recrute uma equipe de vilões Rino, Cavaleiro Negro, Batroc e Homem Radioativo para liderar a invasão. Os capítulos que se seguem, monstra a liderança do Pantera Negra e como ele derrota as forças invasoras.

Mulher Aranha: Agente da Espada


Nesta minissérie a técnica motion comic é aplicada em sua mais pura edição. Quase não há animação, apenas os truques de câmera, uma boa trilha sonora e dublagem. Tudo isto é compensado com um bom roteiro e ilustrações (verdadeiras obras de arte HQ) de Brian Michael Bendis e Alex Maleev de tirar o fôlego.

Homem de Ferro – Extremis


Uma nova versão é exibida para o Homem de Ferro que foge ao monopólio estético imposto pelo astro Robert Downey Jr. Modelado pelo renomado roteirista Warren Ellis e digitalmente colorido por Adi Granov, a nova face do herói da Marvel que lembra os traços de Tom Cruise de cavanhaque, redefine o mundo do vingador para o século 21 – uma paisagem aterrorizante de novas tecnologias (O Extremis) que ameaçam sobrepujar a frágil humanidade.

THOR E LOKI – IRMÃOS DE SANGUE


Os grandes salões de Asgard se calaram desde que um novo rei tomou o trono. Seu nome é Loki, filho do todo-poderoso Odin, irmão do deus do trovão, Thor. Outrora deus da mentira, Loki, agora governa um grande reino com pouca consideração por seus súditos. Seus únicos pensamentos egocêntricos estão em direção às origens de sua dor e sofrimento. Para acabar com seu tormento e ganhar o respeito que ele sente que merece, Loki deve agora executar o prisioneiro acorrentado nas masmorras de Asgard, o único homem que já lhe mostrou amor. Seu próprio irmão.

Adaptado da aclamada minissérie Loki, de Robert Rodi e Esad Ribic, Thor e Loki: Irmãos de Sangue lança um olhar poderoso nunca visto antes, iluminando as profundezas do ódio de Thor e Loki – e amor – um para o outro.

X-MEN – ASTONISHING (SUPREENDENTES)


Os criadores do time dos sonhos Joss Whedon (Buffy, o Caçador de Vampiros da TV) e John Cassaday (Planetário, Capitão América) apresentam a explosiva e nova série X-Men – marcando o retorno à grandeza clássica e o início de uma nova era. Para os X-Men! Cyclops e Emma Frost re-formam os X-Men com o propósito expresso de “surpreender” o mundo.

GIFTED (SUPERDOTADOS)


Cyclops e Emma Frost reformam os X-Men com o propósito expresso de “surpreender” o mundo. Mas quando as notícias sobre o gene mutante inesperadamente tornam-se de conhecimento público, atrapanham seus novos planos antes mesmo de começarem. Como a demanda pela “cura mutante” atinge níveis próximos do tumulto, os X-Men enfrentam o enigmático Ord, com um aliado e alguns adversários inesperados.

DANGEROUS (PERIGOSO)


Uma morte trágica no Instituto Xavier revela um poderoso inimigo que vive entre os X-Men e que nunca poderiam ter suspeitado – e não, não é Magneto. As coisas esquentam de uma maneira que nenhum dos X-Men jamais sonhou, mas será que o trabalho em equipe salvará o dia em que eles nem sequer podem confiar em si mesmos?

TORN (RASGADO)


Depois de secretamente estar à espera por meses, o novo Clube do Inferno (uma sociedade de super-vilões) faz a sua aposta. Mais: O X-Man destinado a destruir o Breakworld do Mundo das Trevas (um planeta em guerra constante) é revelado! Quem é e qual será o seu destino?

UNSTOPPABLE (IMPARÁVEL)


Os X-Men estão prontos para proteger a Terra de sua destruição nas mãos do Breakworld do Mundo das Trevas (um planeta em guerra constante). E quando tudo acabar, nada será o mesmo.

CAVALEIROS MARVEL – LISTA COMPLETA DVD.

Veja abaixa a lista completa da motion comic série de animação em DVD lançado em abril de 2010 pela Marvel Comics. Na ocasião os seguintes títulos foram divulgados:

1. X-Men Surpreendentes: Superdotados (28 de setembro de 2010)
2. Homem de Ferro: Extremis (30 de novembro de 2010)
3. Pantera Negra (18 de janeiro de 2011)
4. Mulher-Aranha: Agente da ESPADA (14 de junho de 2011)
5. Thor & Loki: Irmãos de Sangue (13 de setembro de 2011)
6. X-Men Surpreendente: Perigoso (10 de abril de 2012)
7. X-Men Surpreendente: Tornado (14 de agosto de 2012)
8. X-Men surpreendente: Imparável (13 de novembro de 2012)
9. Inumanos (23 de abril de 2013)
10. Wolverine: Origem (9 de julho de 2013)
11. Ultimate Wolverine vs. Hulk (10 de setembro de 2013)
12. Wolverine versus Sabretooth (7 de janeiro de 2014)
13. Wolverine Weapon X: Amanhã Morre Hoje (13 de maio de 2014)
14. Eternos (16 de setembro de 2014)
15. Wolverine versus Sabretooth: Reborn (24 de março de 2015)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

//Se link não vier do painel-filmes e houver conteúdo