#

A Viagem

Ficção Científica | 1999

Dos criadores da trilogia The Matrix, as irmãs Lilly e Lana Wachowski com a ajuda do alemão Tom Tykwer, A Viagem (Cloud Atlas) é um filme que se desenvolve em seis narrativas interligadas que vão desde a selvageria de uma ilha do pacífico a uma Coréia despótica do futuro. Apesar de serem histórias diferentes e totalmente independentes, há uma sútil conexão entre elas.

Uma obra prima para ser vista e revista.

A Viagem

Infográfico para entender a Viagem

Baseado no romance best-seller escrito por David Mitchell reúne um elenco de estrelas liberado por Tom Hanks e Halle Berry. Os atores atuam nas seis sequências, vivendo diversos personagens, que a maquiagem os deixa em certos momentos irreconhecíveis. As histórias são exibidas de uma forma não linear, que às vezes confundi e pode exigir uma nova sessão para entendê-lo.

“David Mitchell é, claramente, um gênio. Ele escreve como se ao leme de alguma máquina de sonho perpétuo, pode evidentemente fazer qualquer coisa…” Dentre outras críticas positivas, esta do The New York Times sobre a obra “Cloud Atlas”, é só elogios. Muitos duvidavam como as irmãs Wachowski e Tykwer iriam conseguir transformar em filme um trabalho tão complexo.

No filme são apresentadas seis histórias que se passam em épocas em ordem e blocos não lineares. Em um momento estamos em uma ilha do pacífico em 1989, de repente na São Francisco de 1973 e sem cerimônia no instante seguinte na nova Seoul de 2144. Tudo é apresentado de uma forma a induzir que há uma interligação das histórias. Essa tese que reforçada quando observamos que os principais atores atuam com personagens diferentes em cada história. O que impressiona é que as suas atuações dos atores não se limitam ao sexo. Às vezes interpretam um homem em outra mulher, como o ator James D’arcy é uma enfermeira na Londres de 2012.

Apresentar uma história no modo bumerangue pode deixar o espectador muito confuso, e isto pode exigir que o filme seja visto e revisto. Outro problema é que os roteiristas deixaram em aberto as interpretações sobre obra. Cada um pode chegar a uma conclusão diferente ao final das quase três horas de exibição.

Sense 8, série disponível em streaming no Netflix, funciona quase na mesma linha que (Cloud Atlas) A Viagem, a conexão psicofísica entre as pessoas. A direção e roteiros estão a cargo das irmãs Wachowski.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *