MAGAZINE

IPTV – O guia definitivo

MAGAZINE | ATUALIDADES

IPTV, afinal o significa na prática para os brasileiros (leigos) esta sigla? IPTV é legal? Aliás, existe IPTV de forma legal? TV por assinatura é IPTV? Estas e outras perguntas, sobre estas quatro letrinhas povoam a mente dos ávidos consumidores de conteúdo digital, principalmente aqueles que procuram um excelente custo/benefício. Neste artigo tentaremos desvendar os mistérios que cercam este produto. São tantos, e com as mais diversas explicações e nem tanto objetivas, que o tornam um tipo de segredo comercial envolvendo alguns bilhões de dólares.

Transforme sua TV comum em uma poderosa Smart TV.

IPTV - Caixa Mágica

Caixa Mágica

Em Brasília, existe uma feira de produtos importados, popularmente conhecida como Feira do Paraguai. Um dia passeando em suas instalações, deparei com uma banca que me chamou a atenção. Nela uma enorme faixa exposta dizia, “Transforme sua TV comum em uma poderosa smart TV”. Logo um vendedor, percebendo meu interesse, começou a aplicar as famosas técnicas de venda. Primeiro enaltecendo as qualidades do pequeno aparelho anunciado, que ia muito mais do que a faixa prometia.

Apesar de ter resistido heroicamente as “hipnoses” do vendedor, não realizando a compra, fiquei curioso sobre aquela pequena caixa plástica e principalmente a tecnologia IPTV. Pesquisei sobre o assunto e apesar de achar as definições e suas aplicações, nada me levou a declarações objetivas, como se o termo fosse algo que alguém ou um grupo não desejasse que fossem claras.

O que é IPTV?

O que é IPTV?

O que é IPTV?


Esta é fácil e está em todo canto da internet e que simplesmente vou reproduzir uma: “IPTV é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios por Protocolo de internet (do inglês Internet Protocol)”. Daí a sigla IP mais TV, IPTV. Em uma linguagem mais simples, ao invés de receber os canais de TV por uma antena ou cabo, você recebe via internet, que vem do seu modem via rede cabeada ou Wifi.

Existem dezenas de Apps especialmente desenhados para celular dedicados ao IPTV. Você pode ter acesso aos canais de TV através de listas que basicamente são endereços url’s por onde os sinais são enviados. Na internet existem dezenas de pessoas e empresas que fornecem as listas. Algumas destas são gratuitas, mas infelizmente quando assim, a maioria dos canais não funciona ou as imagens são de péssima qualidade.

IPTV é legal?


O termo IPTV já era conhecido há mais de dez anos, mas só agora vem se popularizando. Na nossa pesquisa, não encontramos nada de forma clara que afirme que utilizar IPTV é ilegal. No entanto existem evidências que apontam que os sinais de canais recebidos são captados e retransmitidos de maneira ilegal. Alguém recebe o sinal da operadora de maneira legal contratando e pagando mensalmente pelo o melhor pacote. No entanto provavelmente este mesmos sinais são retransmitidos de maneira ilegal via IPTV. Isto é relativamente fácil para quem tem um conhecimento mínimo de informática.

Como usar o IPTV (Infográfico).


  1. Você pode acessar os serviços de IPTV através de três maneiras:
    1. Pelo Pc;
      IPTV PC

      Instale aplicativos como o Kobi. Estes aplicativos são players de mídia que além de reproduzir o conteúdo de sua biblioteca multimídia, permite acesso as lista de canais M3U. Veja o tutorial no TubeVisor como configurar o aplicativo e começar assistir centenas de canais via IPTV pelo PC.

    2. Pelo Smartfone;

      Acesse a loja de apps e escolha, baixe e instale o app IPTV que melhor o atender. No link existem dezenas à sua escolha. Os melhores que indico e o IPTV fornecido por Alexander Sofronov e o IPTV Extreme de Paolo Turatti. Este é que usando em meus testes, foi o melhor que compatibilizou o uso com meu chromecast (1ª geração) e assim assistir em uma smart TV. Ocorrem ocasionalmente, mas não constantemente alguns travamentos, mas nada que um bom reset não resolva. Creio que estas falhas sejam mais relacionadas a qualidade da internet de cada um que o próprio serviço em si. Outra sugestão é que escolha um que disponibilize a transmissão de DLNA.

    3. Através de set-top Box;
      IPTV SETBOX

      Os set-top Box são equipamentos muito parecidos com os modens das TV à cabo, que uma vez conectados à sua TV a transforma em uma smart TV com dezenas de funcionalidades. Entre elas baixar e os mesmos apps indicados acima, como o Kobi, por exemplo. Assim que instalados e configurados você poderá assistir aos canais na comodidade de seu sofá retrátil. Os preços variam entre 150 a 800 reais. Além dos apps, como de IPTV, é possível acessar serviços do Youtube, Netflix entre outros. Enfim, como a maioria funciona em cima de um sistema android, tendo acesso ao Google Play, quase tudo é possível.

    4. Através da Smart TV;
      iptv smarttv

      As atuais Smart TV cada vez estão com mais funcionalidades. Algumas permitem instalar os apps de IPTV. Feito isto, os acessos são os mesmos, mas com as facilidades de uma smart TV.

  2. Depois de instalado o app você vai precisa ter acesso à uma lista de IPTV. São elas que permitem ter acesso aos canais. No Fórum da IPTV além de acesso à listas, você pode conhecer um pouco mais sobre esta tecnologia e tirar dúvidas entre os usuários e desenvolvedores.
iptv

1 – Qual os melhores set-top box?
2 – A Melhor lista IPTV 2017
3 – Tutorial Completo 2017: Novo KODI

IPTV. Piratas cibernéticos?


Piratas cibernéticos

Piratas cibernéticos

Vale salientar que quaisquer opções que você escolha vai estar sujeito que oficialmente não há uma empresa que forneça conteúdo de mídia via IPTV no Brasil, pelo que eu saiba. O mais próximo disto são os serviços Multitelei da Net onde você assiste a programação de TV no computador, tablete ou no smartfone. Os serviços IPTV são mais comuns na Europa e muitos apostam que ele continuará na clandestinidade no Brasil. No entanto, há uma controvérsia, a maioria das operadoras de telecomunicações no Brasil são controladas por empresas europeias, o que pode indicar o contrário da tendência.

A Kobi em sua página oficial afirma que muitos usuários queixam-se em fóruns e mídias sociais que seus apps não funcionam como prometido. Isto ocorre porque devido à ação legal contra sites que fornecem mídias pirateadas. Muitas encerram seus serviços, deixando os usuários na mão.

Mesmo as que vendem assinaturas mensais também são suspeitas, pois segundo o mesmo site oferecem serviços de “IPTV Streaming” com assinaturas impossivelmente baratas, para improváveis grandes seleções de filmes, programas de TV, esporte ao vivo, etc. A Webcsgo, é um bom exemplo, cobra R$ 30,00 mensais por um pacote HD, oferecendo suporte 24 horas por dia. Para fisgar o cliente oferecem uma breve degustação.

Alguns set-top box já vêm configurados com dezenas de canais, provavelmente em algum momento virão a ter problemas. Se você conseguir ficar por um ano com os serviços sem prejuízos, terá recuperado o investimento em relação aos serviços das operadoras oficiais. Mas em algum tempo terá de gastar na compra de listas para ter certa garantia de um bom sinal.

De consciência limpa.


No mundo de hoje, com serviços absurdamente caros e nem por isso de boa qualidade, é difícil encontrar alguém que não tenha uma história de reclamação com as tias Nets da vida.

Esperamos que com o avanço das tecnologias, as revoluções sociais, políticas econômicas ocorridas no Brasil, promovam uma melhor distribuição e acessibilidade destes serviços, permitindo que nós da faixa menos privilegiada, possamos nos divertir de consciência limpa com a velha e boa televisão.

Veja outros destaques no MYNETFLIX

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *