WEBBIN BLOG

streaming
Streaming. A TV e o futuro.

Streaming. As emissoras de Tv e produtoras de conteúdos estão migrando para esta tecnologia. Um termo que mais vai ouvir daqui para frente. Desta forma, o modo que vemos a TV, hoje feito em sua grande parte por ondas de radiodifusão nas faixas de VHF e UHF, aos poucos vai sendo deixado para trás. Atualmente os televisores são chamados de smart TV e são conectados à rede internet. Assim, os outrora limitados televisores serão substituídos por equipamentos cuja as possibilidades são ampliadas ao quase infinito.

Streaming – fluxo (transferência) de dados ou conteúdo multimídia.

Streaming é derivada da palavra inglesa stream, que significa córrego ou riacho, o que remete para fluxo. Por isso streaming indica um fluxo (transferência) de dados ou conteúdo multimídia, utilizando redes de computadores. O site mais famoso que utiliza esta tecnologia é o YouTube.

stream

O formato streaming permite que você assista um filme sem sair de casa. Além de tudo, o filme fica disponível na rede em formato digital, e não ocupa espaço no seu computador, TV, tablet ou celular. É necessário estar conectado à Internet, e você não precisa aguardar o tempo do filme baixar. Recomenda-se que a velocidade da internet seja de, no mínimo, 2 Mbps. O ideal é que seja de pelo menos 4 Mbps.

Atualmente, emissoras de televisão, bem como rádios , utilizam esta tecnologia. No Brasil a Globo tem toda sua programação integrada por streaming, com transmissão ao vivo e conteúdos exclusivos. Desta maneira em breve o modo de como assistirmos televisão deverá estar complementarmente transformado.

O desaparecimento da televisão tradicional


Um movimento crescente de êxodo de assinantes e TV por assinatura foi observado em 2018. Segundo empresas de pesquisa, mais de um milhão de clientes pagantes deixaram as bases de clientes das empresas de TV a Cabo no Estados Unidos. O que se descobriu é que os consumidores geralmente estão migrando para serviços de vídeos sob demanda de baixo custo, com Netflix, hulu e Amazon Prime Video. Essa última chegou recentemente ao Brasil com uma campanha de marketing agressiva.

Isto significa que em um futuro não muito distante, o desaparecimento da televisão tradicional. Certamente ela irá se juntar com muitos produtos, como discos de vinil, telefone com fio, entre outros, em um museu perto de sua casa. As emissoras de TV irão se transformar em produtoras, deixando de lado a distribuição para empresas como a Netflix. Esta situação já foi notada em emissoras como a Globo, que investe massivamente em produção própria em sua plataforma digital. Alguns programas já estão sendo transmitida parte via streaming.

Principais fontes de conteúdo via streaming.


Fontes Via Streaming

Netflix – Há alguns anos, a locação de filmes em fitas VHS era uma febre que dominava por todo canto principalmente nos fins de semana. Até que um dia alguém teve a ideia de fazer locações de filmes online. Nascia a Netflix, que cobrava uma assinatura mensal pelo serviço. Atualmente a empresa ultrapassou a base de 10milhões de assinantes no Brasil, muito mais do que qualquer operadora de TV por assinatura.

Amazon Prime Video – A poderosa americana chega ao Brasil como principal concorrente da Netflix. A plataforma traz séries, filmes, documentários, tanto produzidos pela própria Amazon, quanto licenciados de outras produtoras e estúdios de cinema. O catálogo é constantemente atualizado, com isso o serviço de streaming se mostra bastante completo. Recentemente a empresa conseguiu assinar um acordo com a Disney até 2020, quando a gigante deverá chegar com seu próprio canal. Com isto filmes como Capitã Marvel e Vingadores Ultimato já podem ser assistidos.

youtube originals

YouTube Originals – apesar de ser pioneira no conceito de streaming, só recentemente o TouTube entrou pra’ valer na disputa do mercado. Pelo menos aqui no Brasil quando lançou o serviço oficialmente desde de 3 de outubro de 2019. O canal é reservado a produções próprias do agregador de vídeos da Google. Ao contrário dos concorrentes como Netflix e Amazon Prime, o YouTube Originals é gratuito, que obriga a inserção de publicidade entre os programas. Mas para quem não suporta isto, pode optar pela versão paga através da assinatura do YouTube Premium. Além das premiadas produções estrangeiras o canal conta com conteúdo nacional como Windersson, Porta dos Fundos e o Manual do Mundo.

Globoplay – A plataforma pertencente às organizações Globo transmite ao vivo a programação da emissora pela internet. O acesso é gratuito desde que o usuário tenha uma conta na Globo.com ou acesse via conta Facebook. Hoje, além disto, disponibiliza um vasto catálogo de filmes e séries, incluindo conteúdo exclusivo, com o diferencial de contar de títulos de teledramaturgia, esportes, jornalismo, humor, reality shows e variedades. Quebrar a hegemonia da Netflix é uma tarefa difícil, mas a Globo pretende ser um dos principais canais de Streaming de Vídeo do Brasil.

Claro Vídeo – O serviço promete mais de 15 mil vídeos, séries e desenhos para assistir a qualquer hora do dia e de qualquer lugar, seja no seu computador, tablete, smartphone ou vídeo game. Permite também locação de conteúdo que acabaram de sair do cinema. Diversão para toda a família. Além de uma sessão especial para as crianças.

Telecine Play – com o advento dos serviços de streaming, todo mundo está correndo para oferecer o melhor serviço e abocanhar uma fatia do mercado. Além do globoplay o Grupo Globo disponibilizou todo o catálogo dos canais Telecine pela internet. Agora além dos assinantes antigos qualquer pode acessar o pacote em separado. Não necessidade de ter uma Smart TV, para ver os filmes. Agora, é só ter um celular com o aplicativo Telecine Play. Você tem acesso a todo o catálogo com os filmes que estão em exibição por todos os canais da rede Telecine. Ou seja, é uma variedade enorme, com clássicos, novidades – e atrações para todos gostos. Tudo isso com uma performance excelente, sem apresentar quaisquer problemas de desempenho.

Looke – oferece três modalidades de serviços principais disponíveis em vários dispositivos Windows, Android e IOS, em TV’s Conectadas, em consoles Xbox além do site www.looke.com.br. A primeira é através de uma assinatura mensal você tem acesso a um acervo de vídeos com o selo vídeo-club e todo conteúdo da sessão Looke Kids. O preço varia com o número de telas simultâneas. Um segundo método por aluguel. Depois do primeiro play você terá acesso ilimitado por 48 horas. Os preços são a partir de R$ 1,89. Já na compra digital, o valor é cobrado por filme e o acesso é por tempo ilimitado. Os valore s começas de R$ 14,90.

NetMovies – Depois de quase acabar, o serviços foi adquirido pela Looke. Revitalizado o serviço disponibiliza mais de 12.000 títulos em diversos gêneros. Os usuários e assinantes do NetMovies podem assistir todo o nosso conteúdo on-line em seus dispositivos: Android, iPad, Smart TV (Philips, LG, Samsung e Sony), computadores (PC e MAC), XBOX ONE e Windows 10. Em breve suporte para Playstation 3 e 4.

Compare o Catálogo das principais fornecedores Streaming


justwatch - the streaming search engine

Justwatch é um site em que você pode comparar o catálogo dos principais serviços de streaming no Brasil. Você pode filtrar por empresa, por filmes ou séries. Saber das novidades de cada plataforma, acessando o filtro lançamentos ou então saber os mais populares. Outros filtros que podem ser usados são por ano de lançamento, gênero, preço, avaliação e classificação de idade. Também você pode realizar uma busca pelo título do filme.

Upflix é outro bom aplicativo, mas especificamente para o Netflix, que mostra novos títulos que chegam ao serviço de filmes e séries. Além disto, ele informa o que vai sair do catálogo, com isto você sabe o que tem que dar prioridade para assistir.

VEJA OUTROS DESTAQUES WEBBIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *